O ser humano tem uma média de 100.000 fios de cabelos no couro cabeludo. Deste total, todos os dias caem naturalmente de 50 a 100 fios, o que depende de múltiplos fatores. No entanto, milhares de pessoas neste país apresentam quedas significativamente maiores que 100 fios de cabelos diários, o que lhes causa a tão temida calvície.

Cerca de 42,6% dos brasileiros sofrem com calvície. Destes, 98% dos casos são decorrentes de alopecia androgenética ou hereditária, um mal que afeta principalmente os homens. Por consequência, cerca de 15.000 brasileiros fazem as malas todos os anos rumo a Turquia para se submeter a uma cirurgia de transplante capilar.

Se trata de um número expressivo de pessoas, o que deixa bem claro a importância da imagem na vida dos seres humanos, tanto em nível pessoal como profissional. Porque ela influencia significativamente em questões de autoestima e autoconfiança. Já que o cabelo é entendido como um sinal de saúde e beleza.

Desse modo, talvez você esteja entre esse grupo de pessoas que estão perdendo cabelo mais que o normal. Por isso, pode estar pensando em interromper essa queda de alguma forma o mais rápido possível. Igualmente, também é possível que, além de ter se informado na internet, você já tenha procurado alguma ajuda médica para acabar com seu problema de queda de cabelo.

Assim sendo, nestas clínicas você deve ter recebido um estudo minucioso do seu caso específico. Por conseguinte, recebeu também as mais variadas propostas de tratamentos ou intervenções para acabar definitivamente com sua alopecia. Certamente que já ouviu falar do minoxidil, uma solução para uso direto no couro cabeludo que estimula o crescimento capilar em pessoas com alopecia androgenética.

Falar sobre minoxidil hoje é falar sobre o tratamento tópico mais eficaz para interromper a queda de cabelo. Por isso, milhões de pessoas que sofrem com alopecia androgenética recorrem a esse medicamento para acabar de uma vez por todas com o avanço de seu problema capilar.

O que é minoxidil

Em termos médicos, o minoxidil é definido como um medicamento vasodilatador anti-hipertensivo. Dessa maneira, ele é usado para o tratamento de alopecia androgênica de intensidade moderada. Assim também para ajudar indivíduos diagnosticados com um quadro de hipertensão grave, devido ao seu efeito vasodilatador.

Portanto, é precisamente por causa de seu efeito vasodilatador, que ele ajuda a irrigar o couro cabeludo e a raiz do folículo. Por isso causa uma excelente reação no cabelo, promovendo seu crescimento e fortalecendo os folículos capilares. Sobretudo aqueles que se encontram mais fracos no couro cabeludo.

Desse modo, as primeiras aplicações de minoxidil como medicamento têm origem no ano de 1979. Já que nessa época se descobriu que se tratava de um composto vasodilatador. Por isso passou a ser administrado a pacientes que tinham problemas renais e que não respondiam satisfatoriamente ao uso de outras drogas.

Mas pouco depois o minoxidil começou a ser dado a pacientes com hipertensão e problemas renais. Nesse hiato se percebeu nos pacientes um aumento nos pelos corporais e faciais dos homens. Além disso, houve um aumento na frequência de casos de hipertricose em algumas mulheres.

Nesse sentido, foi então descoberto que esse efeito colateral poderia abrir caminho para estudos e pesquisas em busca de tratamentos para combater a calvície. Algo que até então não se tinha conseguido. No entanto, foi só na década de 1980 que, foi confirmada a sua eficácia contra a alopecia.

Então o minoxidil passou a ser comercializado em farmácias nos Estados Unidos na forma de uma solução tópica com 2% de minoxidil, propilenoglicol, etanol e água. Uma loção que veio sob o nome comercial de Rogaine, agora já é indicado para interromper a queda de cabelo.

É tão eficaz assim?

Certamente que, depois de mais de trinta anos sendo testado em pacientes em todo o mundo, a eficácia do minoxidil contra a queda capilar atualmente é inegável. No entanto, é importante lembrar que se trata da única droga aprovada pela FDA – juntamente com a finasterida – para combater a alopecia.

Nesse sentido, como aponta diferentes estudos clínicos, o minoxidil em concentrações de 5% para homens e 2% para mulheres, estimula significativamente a abertura de canais de potássio. Dessa maneira, ele impede que o cálcio – inimigo dos folículos por paralisar o desenvolvimento dos mesmos – chegue diretamente às células.

Embora nem todos os pacientes respondam da mesma forma à aplicação do minoxidil, a verdade é que a grande maioria relata, após um uso prolongado do mesmo, uma melhora significativa. Não só na interrupção da queda dos folículos capilares do couro cabeludo, bem como no fortalecimento daqueles que estavam danificados.

Como aplicar minoxidil

A aplicação do minoxidil com vistas a paralisar a queda de cabelo deve ser sempre via tópica. Isto é, distribuindo a solução hidroalcóolica por toda a área central afetada que queremos tratar, espalhando em seguida pelo restante do couro cabeludo.

Todavia, é importante ressaltar que a loção deve sempre ser aplicada no couro cabeludo com os cabelos secos. Assim também que, uma vez aplicada na área inicial, temos que espalhá-la gradualmente para o restante do couro cabeludo por meio de massagens suaves realizadas com as pontas dos dedos.

Da mesma forma que o minoxidil age no couro cabeludo, também ajuda a interromper a queda de pelos faciais. Além disso, estimula o crescimento da barba em áreas calvas ou locais onde o mesmo não cresce ou o faz de forma tímida e insuficiente. Por isso que muitas pessoas recorrem ao minoxidil em busca de uma barba espessa e brilhante.

Uma vez finalizada a aplicação, em uma manobra que levará apenas um ou dois minutos, é importante lavar bem as mãos. Igualmente se deve evitar que a loção entre em contato com algumas áreas sensíveis, como os olhos, nariz ou boca.

Embora se possa secar o cabelo, recomenda-se não fazer isso. No entanto, se for preciso fazê-lo irremediavelmente, se aconselha a usar o secador no modo ar frio. Visto que dessa forma o seu uso não compromete demasiadamente a aplicação da loção no couro cabeludo.

Como funciona o minoxidil

Uma vez iniciado o tratamento é necessário salientar que devemos continuá-lo diariamente por pelo menos quatro meses. Já que é nesse momento em que podemos apreciar os primeiros resultados. Mas os resultados serão especialmente visíveis se forem aplicadas duas doses diárias de 1 mililitro com uma separação mínima de oito horas entre elas.

Dessa maneira, depois de quatro meses, poderemos ver uma diminuição da queda de cabelo. Bem como a recuperação dos folículos finos e insalubres que aumentam progressivamente de espessura e tamanho, mostrando-se muito mais fortes, saudáveis e brilhantes. No entanto, não podemos parar de aplicar minoxidil no couro cabeludo se quisermos neutralizar completamente a alopecia.

Pois isso só ocorrerá entre 12 e 18 meses, se formos constantes na aplicação da loção. Inclusive notaremos o fortalecimento dos cabelos mais fracos que pareciam preparados para a queda. Embora somente a partir de um ano e meio que poderemos comprovar se houve a interrupção da queda de cabelo por completo. Mas isso não significa, como mencionamos anteriormente, que a alopecia foi vencida.

Se pararmos de aplicar minoxidil em nosso couro cabeludo, independentemente de quando o fizermos, a calvície ressurgirá. Ou seja, a única maneira de conter a alopecia de forma contínua será incorporando a aplicação de minoxidil no couro cabeludo à nossa rotina diária por toda a nossa vida.

Assim, da mesma forma como escovamos os dentes e penteamos os cabelos, deveremos aplicar a loção de minoxidil todos os dias. Mas tendo o cuidado de aplicá-lo massageando suavemente o couro cabeludo com as pontas dos dedos por cerca de um minuto. Posto que somente isso nos garantirá nunca mais sofrermos com a queda de cabelo. Isto é, no mesmo nível que nos levou a iniciar o tratamento minoxidil, que é cientificamente comprovado.

Quais shampoos contêm minoxidil

Ainda que o habitual seja adquirir uma loção de minoxidil para aplicá-la como indicamos no parágrafo anterior, vale informar que cada vez mais laboratórios estão incorporando shampoos com minoxidil a sua linha de produtos. Exemplos de shampoos que contam com minoxidil em suas fórmulas são:

– Alpecin Caffeine ShampooC1 250 ml – Shampoo antiqueda
– LACER PILEXIL Shampoo antiqueda 900 ml
– Shampoo BIO 2
– Shampoo antiqueda, MS.DEAR Shampoo Natural para Queda do Cabelo(200 ml)
– Pilexil 500 ml.
– Shampoo revitalizante para cabelos danificados Biológico anti-DHT
– Hair Loss Shampoo, Shampoo antiqueda, Anti Perda dos Cabelos
– Alpecin cafeína Shampoo Cabelo 250 ml
– FORBALD – Shampoo antiqueda dos cabelos com vitaminas. 250 ml
– Vichy Dercos Énergisant Shampooing Complément Anti-Chute 400 Ml
– Shampoo antiqueda, Watermans Me cafeína,
– Alpecin Coffein Shampoo C1 mit Pumpe 1250 ml
– Panthrix – Ativador do Crescimento do Cabelo 100ml
– Nuggela & Sulé shampoo premium com extrato de cebola – 250 ml.
– Shampoo P.A. Placenta Antiqueda Biovit 1 Litro.
– Shampoo Estimulante para Homem «pimenta vermelha, cafeína e lúpulo» efeito Anticaspa e Antiqueda do cabelo 260 ml
– ISDIN Shampoo Lambdapil Shampoo Antiqueda
– LOTIGÉN – Shampoo antiqueda natural com Ginkgo Biloba e vitaminas.
– Alpecin Duplo Efeito Shampoo 200 ml
– Revlon Professional Pro You – Shampoo antiqueda, 350 ml
– Spectral DNC-N 5% de Nanoxidil
– Glossco Shampoo antiqueda – 1000 ml
– Jean Claude Olivier – Shampoo antiqueda com Vitaminas para o Cabelo e Placenta Vegetal – 250 Ml
– Sensilis Densage Shampoo Reparador Redensificante – 200 ml
– Head & Shoulders Men Prevenção a Queda Shampoo Anticaspa – 600 ml
– Coffein- Shampoo CTX 250ml
– Revium – Shampoo intensivo antiqueda para mujeres com 1-metilnicotinamida, 200 ml
– Yunsey Vigorance Equilibre Shampoo Antiqueda – 250 ml
– Main Thing – Shampoo protetor e antiqueda suave com células-tronco e vitaminas
– VidalForce, Fibras Capilares 27,5gr
– Triple Eight cafeína Shampoo para todo tipo de cabelo 250 ml
– Yacel For Men Shampoo Fortificante 200ml
– Alpecin 21121 Caffeine Shampoo 250ml
– Alpecin – Ativo shampoo a1 250 ml
– Shampoo Cabelo Estimular raízes 250 ml (Pack de 4)
– BIOTURM Shampoo Cafeína com Extrato de Guaraná e Café Verde
– ISDIN Lambdapil Tratamento Shampoo Antiqueda 400 ml
– Fleurymer Shampoo Antiqueda B-35 200 ml
– L’Oreal Expert Silver Magnesium, Shampoo, 500 ml
– Shampoo para o Crescimento do Cabelo Eclat
– Shampoo antiqueda Fortificante Revital 330 ml

É importante ressaltar que, embora recorramos a um shampoo com minoxidil, ele não deve substituir a loção. Mas apenas complementá-la para alcançar resultados mais poderosos e em menos tempo. Todavia, é melhor seguir as instruções do dermatologista ou especialista médico em tratamentos de combate à calvície. Para que assim você possa ter certeza das quantidades a serem aplicadas e as melhores opções em termos de minoxidil.

Onde comprar minoxidil

Por ser um medicamento que pode ser comprado sem prescrição médica, é possível adquirir minoxidil em suas diferentes formas em qualquer farmácia ou drogaria de sua localidade. Além desses espaços especializados, também é possível comprá-lo online através de uma das clínicas que oferecem tratamentos antiqueda, bem como na maioria dos sites de venda, de lojas ou farmácias online.

Além de o minoxidil ser um medicamento de venda livre (sem prescrição médica), tanto na forma de loção quanto de shampoo, recomenda-se usá-lo somente sob a indicação de um dermatologista ou especialista em queda de cabelo. Já que os mesmos só prescrevem este composto após realizar um estudo minucioso sobre o nosso caso em específico.

Visto que assim ele pode atestar que esta droga é a melhor indicada para nós na luta contra a alopecia. Pois ninguém melhor que um especialista saberá qual o produto e qual a quantidade do mesmo poderá nos ajudar a reduzir a queda de cabelo. E também de como conseguir isso da maneira mais rápida e eficaz possível.

Para quaisquer dúvidas sobre minoxidil (componentes, alergias, efeitos colaterais, loções, shampoos, aplicação…) ou sobre qualquer outro assunto relacionado à queda de cabelo entre em contato com a nossa equipe de atenção ao cliente. Você também pode tirar dúvidas sobre tratamentos de regeneração capilar ou sobre as cirurgias de transplante capilar mais adequadas ao seu caso em particular.

Para isso, você só precisa usar um dos canais que indicamos neste site e, em questão de minutos, você receberá uma resposta personalizada. Para que assim possa começar o mais rápido possível a tomar as medidas necessárias para combater a alopecia, fortalecer o seu cabelo e exibir novamente fios saudáveis e brilhantes como o que tinha alguns anos atrás.

Puntuación
[Total: 1 Puntuación: 5]