Transplante Capilar em Brasilia

Con CapilClinic

R$ 22.000

1) Nombre maximal de follicules

2) Líderes em transplante capilar no Brasil.

3) Somente médicos brasileiros.

O que é o Transplante capilar em Brasília

Entre tantas cirurgias estéticas, o implante capilar em Brasília distingue-se como um procedimento destinado a tratar a queda de cabelo. Implica a extração de folículos capilares de uma zona saudável, que continuará a crescer normalmente, para zonas necessitadas que apresentem calvície ou baixa densidade. Os transplantes capilares são uma forma quase indolor e eficaz de tratar a calvície e, como é também um procedimento ambulatorial, não requer hospitalização, sendo fácil para o paciente voltar à sua vida diária.

O implante de cabelo é a cirurgia ideal para aquelas pessoas que sofrem de queda de cabelo ou que não têm a densidade de cabelo desejada, que geralmente ocorre na cabeça, mas também pode ser apresentar em muitas outras partes do corpo. Podendo ser feito na barba, nos cílios, nas sobrancelhas e no corpo. Esta queda de cabelo pode ser causada por uma cicatriz feita com antecedência, ou pela conhecida alopecia. A alopecia pode apresentar-se de diferentes formas, algumas das quais elegíveis para um implante capilar. Entre estes tipos, temos os que dependem da causa, tais como:

  • Alopecia androgenética: Este é o tipo de alopecia mais comum, representando a maioria dos casos tanto em homens como em mulheres com menos de 30 anos ou de mais idade. Se deve principalmente à herança genética da pessoa, que produz um excesso de hormônios masculinos chamadas hormônios androgênicos que promovem a queda de cabelo. Nos homens, que são as principais vítimas, a falta de cabelo se dá principalmente na parte da frente da cabeça, além de uma diminuição geral da densidade do cabelo. Por sua vez, as mulheres afetadas por este tipo de alopecia têm geralmente apenas baixa densidade e, normalmente, perdem cabelo na parte central da cabeça e não nas entradas.
  • Alopecia areata: Sendo também muito comum, embora não tanto como androgenética, este tipo de alopecia surge principalmente do stress, afetando os folículos capilares e fazendo-os cair e impedindo que nasçam outros. Por sua vez, pode ser causada por doenças autoimunes, tais como o lúpus, o diabetes tipo 1 e na tireoide.

Além destas, existem outros tipos de alopecia, tais como:

  • Alopecia difusa: Sob o nome de eflúvio telógeno distingue-se por não possuir nenhum padrão específico, pois ataca apenas a densidade do cabelo e afeta a sua saúde, de forma que o cabelo se torne fraco e fino, sem qualquer força. O mesmo cai por todo o couro cabeludo sem falhas delimitadas, uma vez caído o cabelo não volta a crescer.
  • Alopecia cicatricial: As consequências deste tipo de alopecia são maiores, e mais dolorosas, pois o couro cabeludo é substituído por tecido cicatrizado, apresentando inflamação, vermelhidão, escamação e ardência.
  • Alopecia por tração: É causada não pela genética ou pelo estado físico ou psicológico da pessoa, mas pelos hábitos que a pessoa possa ter. Como usar penteados muito esticados, tal tensão que puxam os cabelos durante muito tempo, fazem com que o cabelo não resista e solte do couro cabeludo.

Os tipos de alopecia também podem ser determinados a partir das áreas que são afetacdas, como por exemplo, a alopecia totalis, que afeta apenas a cabeça e é geralmente a mais conhecida; a alopecia universalis, onde o cabelo se perde igualmente em todo o corpo e não apenas numa parte específica; e a alopecia barbae que se apresenta como manchas de calvície ou falta de fios na barba.

No Brasil, metade dos homens com menos de 30 anos de idade têm alopecia, esse número aumenta para 8 em cada 10 homens com idade avançada e geralmente 40% das mulheres. As causas que podem resultar nos tipos de alopecia mencionados anteriormente, além dos problemas hormonais, stress, ou doenças, podemos citar o excesso de gordura nos folículos capilares, o que facilita a queda do cabelo. Há também má alimentação, já que para que o cabelo seja saudável e forte é necessário que a pessoa consuma vitaminas e proteínas corretamente, e sem estas, o cabelo torna-se quebradiço e fraco.

A alopecia pode também resultar do uso excessivo de bonés e outros acessórios, pelos penteados já mencionados, ou devido a utilização de tintas ou outros produtos nocivos para o cabelo. Tratamentos estéticos de cabelo também podem comprometer a saúde dos fios, com o uso de aparelhos que aplicam calor abundante, como secadores de cabelo, que podem afetar a saúde do mesmo a longo prazo.

Caso queira se prevenir ou esperar deter os efeitos da calvície pelas razões citadas, a pessoa deve focar em consumir os alimentos certos, com proteínas suficientes e vitaminas como a B3 e a B12. Além disso, deve-se procurar reduzir ao máximo o stress, seja procurando ajuda ou realizando atividades ou praticando técnicas calmantes. E por último, manter os cuidados adequados com o cabelo, utilizando apenas produtos que sejam benéficos para a saúde do mesmo.

No entanto, a alopecia nem sempre pode ser prevenida ou completamente interrompida, especialmente se suas causas fogem do controle de uma pessoa, sejam elas genéticas, doenças ou tratamentos como a quimioterapia ou a radiação. Ao começar a alopecia, existem opções tratamento como cremes ou loções que estimulam o crescimento, caso funcionem, pode-se recorrer a uma técnica mais eficaz para apresentar os resultados desejados: o transplante capilar em Brasília.

Quais são as técnicas de implante capilar em Brasília

  • Como existem diferentes tipos de alopecia, com padrões e características específicas, também seu surgimento pode ocorrer em diferentes partes do corpo e nem todos os procedimentos relativos a esta cirurgia são semelhantes. O transplante capilar é um tratamento minimamente invasivo centrado no transporte de folículos capilares saudáveis da área doadora para a área receptora, que conta com folículos capilares fracos que não acompanham o crescimento normal do cabelo. As técnicas que podem ser utilizadas para o implante de cabelo são:

    • Técnica FUT: É uma técnica quem obtém unidades foliculares através da extração de uma tira, normalmente retirada da parte posterior da cabeça que apresenta, na maioria dos casos, um crescimento constante. Em primeiro lugar, o cirurgião fará uma incisão e procederá à remoção da tira do couro cabeludo, fechando-a posteriormente o local com pontos. Uma vez separadas, cada uma das unidades foliculares será dividida, para que possam ser inseridas uma a uma nos seus locais de destino na área receptora. Assim, a densidade aumenta no local carente e o resultado é um cabelo com aparência mais abundante, com uma cicatriz quase invisível.
    • Técnica FUE: Com o nome de Follicular Unit Extraction ou Extração da Unidade Folicular, a diferença entre esta e a anterior reside na separação destas unidades capilares do couro cabeludo, pois nesta elas são removidas cada uma diretamente de forma individual, e não numa tira a ser dividida posteriormente. A área deve ser raspada antes disso, mas não é necessária uma maior incisão nos microenxertos realizados.
    • Técnica DHI: Finalmente, existe a técnica Direct Hair Implantation ou Implantação Direta do Cabelo, onde os folículos também são extraídos um a um, desta vez através de uma ferramenta conhecida como Implanter, com a qual são feitas estas pequenas incisões. Esta técnica é considerada mais avançada porque tem mais controle sobre a direção, ângulo e profundidade dos enxertos uma vez colocados na área receptora. Além disso, as unidades foliculares passam menos tempo fora do couro cabeludo, o que melhora bastante os resultados da operação. Também, não é necessário raspar a área para extrair ou implantar os fios.

    Cada técnica tem os seus prós e contras na hora de escolher, por isso o cirurgião apresentará ao paciente a melhor opção para que este possa obter o melhor resultado em função das suas necessidades específicas.

Quem pode fazer um implante capilar em Brasília

Já sabemos que a alopecia afeta uma grande parte da população, tanto homens como mulheres. Deve se estabelecer certos requisitos que os pacientes em potencial devam cumprir para que se tornem aptos a participar de um implante de cabelo em Brasília. Sendo assim, o paciente deve ter em conta os seguintes pontos:

  1. O candidato a um transplante capilar deve ter alopecia ou algum nível de queda de cabelo, de forma que haja realmente áreas visíveis que precisem ser tratadas.
  2. Tais áreas só podem ser tratadas, se o problema for resolvido exclusivamente com implante capilar, ou seja, a opção mais indicada, uma vez que outras opções como tratar a causa da calvície já tenham sido descartadas. Porque se a raiz do problema não for cortada, a queda de cabelo pode continuar mesmo após o implante de cabelo. Isto significa diminuir o stress, melhorar a nutrição, até mesmo experimentar cremes ou loções.
  3. O ideal é que o paciente tenha uma idade adequada dentro da faixa ideal, que se situa entre os 25 e 45 anos de idade. Uma vez que as pessoas mais jovens podem não ter uma calvície suficientemente definida ou pronunciada, de forma que o implante não termine com a queda de cabelo e este continue a cair mesmo após a operação. Em pessoas mais velhas pode ser que o transplante de cabelo não seja suficiente para recuperar completamente a densidade ou aparência que uma pessoa mais jovem poderia ter.
  4. A pessoa não deve sofrer de nenhuma patologia ou doença, como problemas cardíacos ou diabetes, pois isso pode colocá-la em risco durante o procedimento, causando problemas com a anestesia administrada ou hemorragias que podem ocorrer com a técnica utilizada, mesmo o transplante capilar não produzindo feridas ou cicatrizes em grande escala. Além disso, também pode afetar na recuperação da cirurgia.

Por todas estas razões, o perfil ideal de uma pessoa adequada para um implante capilar, são homens com mais de 25 anos que tenham um tipo de alopecia ou calvície cuja origem é hereditária ou os que não possam ser tratados por outro método. Também precisam gozar de ótima saúde, sem problemas cardíacos e não serem fumantes. Desta forma, a pessoa estará em condições de se submeter ao implante de cabelo e poderá tornar-se um paciente no início da fase pré-operatória.

Antes de um implante capilar em Brasília

Uma vez que o paciente se reúna com o cirurgião para iniciar os preparativos para o implante capilar, o paciente estará na fase pré-operatória da cirurgia. Uma fase importante para que o paciente mantenha um estado ideal para garantir uma operação bem sucedida, o que acontece em qualquer tipo de procedimento cirúrgico.

Este procedimento envolve não somente o cirurgião, mas também tricólogos que são especialistas em couro cabeludo, dermatologistas para examinar a pele do paciente e anestesistas para administrar a anestesia local utilizada antes das incisões. No caso de transplante capilar, todo o período pré-operatório leva geralmente duas semanas, sendo o seguinte:

  1. Será realizada uma série de testes para comprovar a saúde do paciente e o seu couro cabeludo. Entre estes, podemos encontrar a tricoscopia, parte essencial para o diagnóstico da alopecia, que envolve a análise do cabelo sob um dispositivo que permite obter as informações necessárias sobre o estado do couro cabeludo. Para tal não é necessária qualquer preparação prévia, sendo feita “a seco”, apoiando o dispositivo diretamente sobre o cabelo ou utilizando um gel ou líquido especial para ajudar na análise. Outra forma de analisar o cabelo de um possível paciente é com um tricograma, onde será necessário colher uma amostra, ao contrário da tricoscopia, onde não é removido nenhum fio de cabelo. O especialista coloca essa amostra sob um microscópio, prestando atenção à sua forma e integridade. Por vezes é apenas necessário cortar os fios, enquanto que em outros casos, também deve ser observada a raiz, os fios da amostra devem ser cuidadosamente removidos. Além destes, o cirurgião pode também solicitar uma análise do sangue para verificar os níveis de glicose, sódio, potássio, fazer os testes de hepatite e SIDA e da hemorragia que pode ocorrer durante a cirurgia. O histórico médico do paciente, já que seus antecedentes familiares são importantes no processo.
  2. O paciente deve deixar de tomar medicamentos usados em tratamentos, principalmente Minoxidil, e outros como anticoagulantes, anti-inflamatórios ou suplementos vitamínicos, pois todos eles podem afetar a circulação sanguínea, diluí-la ou impedir a passagem de nutrientes para o couro cabeludo O que pode provocar uma hemorragia excessiva durante a operação. Do mesmo modo, terá de deixar de consumir bebidas alcoólicas ou de fumar pelo menos um dia antes da operação. Recomenda-se também que não corte o cabelo de forma alguma antes do dia da operação.
  3. No dia da operação, as últimas etapas do processo pré-operatório envolvem o uso de sangue extraído do paciente, passado por um processo de centrifugação para separar o plasma rico em plaquetas e injetá-lo no couro cabeludo, o que permitirá aos novos fios de cabelo se adaptarem adequadamente à nova posição. Em seguida, o cirurgião marcará a forma desejada do cabelo em se tratando das entradas, especialmente, selecionando tanto a área doadora como a área receptora. Por último, a anestesia será aplicada na área, sendo do tipo local, pelo que o paciente permanecerá acordado durante o procedimento. Raramente é utilizada uma anestesia geral, somente nos casos em que o paciente está muito nervoso, podendo comprometer o tratamento.

Depois de um transplante capilar em Brasília

Como já se sabe, o implante de cabelo é uma operação ambulatorial onde o paciente não será hospitalizado, podendo voltar para casa no mesmo dia da cirurgia. Assim, começa o processo pós-operatório, uma etapa importante que irá determinar o resultado do transplante capilar em Brasília. É importante que a pessoa siga as recomendações para cuidar da sua saúde e da área tratada. Assim, a evolução do pós-operatório seria a seguinte:

  • Primeiros dias: O couro cabeludo ou a área tratada vai parecer inchada e pode haver algum desconforto. O paciente deve evitar tocar nessa área ou esfregá-la com qualquer objeto, e deve manter a cabeça elevada, especialmente quando dorme, para que a anestesia possa ter efeito durante a primeira noite. No segundo ou terceiro dia terá de voltar para um check-up, onde serão removidas as bandagens, colocadas após a operação, e seu cabelo será lavado pela primeira vez.
  • Primeiras semanas: pode se criar algumas crostas na área, em decorrência das incisões, as mesmas durarão apenas algumas semanas até cair naturalmente, pelo que não causam grande preocupação. Também pode ser que o paciente sinta alguma comichão no couro cabeludo. A partir das primeiras semanas, o paciente poderá voltar às suas atividades habituais, como o trabalho e recuperar a sua rotina diária.
  • Primeiros meses: A essa altura, os cabelos começarão a crescer naturalmente, aumentando pouco a pouco a densidade do cabelo. No entanto, só no quarto mês é que o cabelo começa a crescer mais forte e mais resistente, como os fios de outras áreas do couro cabeludo.

Com o passar deste tempo, o paciente poderá obter a autorização para cortar o cabelo, consumir álcool e tomar medicamentos acima indicados. Assim, restando apenas aguardar os resultados do implante capilar em Brasília.

Quando aparecem os resultados do transplante capilar em Brasília

Como visto no período pós-operatório, os resultados de um implante capilar não são imediatos, nem rápidos de se obter. Os cabelos devem passar primeiro pelas fases de crescimento e queda até atingir a densidade e espessura desejadas, ficarem fortes e mais suscetíveis à queda. Desta forma, o paciente deve esperar pelo menos um ano para que os resultados definitivos apareçam.

Apesar da espera, o transplante capilar em Brasília é uma operação que proporciona resultados eficazes e naturais no couro cabeludo ou em qualquer uma das áreas a serem tratadas. Portanto, funciona como uma solução ideal para a alopecia e calvícies em geral.

Quando aparecem os resultados do transplante capilar em Belém

Um ponto a salientar em relação ao implante capilar em Belém, é que os resultados são tardios, não obtidos logo após a cirurgia. Isto acontece porque o cabelo tem de atravessar o ciclo de crescimento e queda para que se torne mais forte e semelhante aos da área doadora. Desta forma ele será mais resistente às quedas, para que o paciente possa se beneficiar da operação, deve esperar de 11 meses a um ano pelo resultado final desejado.

Apesar da espera, o transplante capilar em Belém é uma operação que proporciona resultados eficazes e naturais no couro cabeludo ou em qualquer uma das áreas que irão ser tratadas. Por este motivo, funciona como uma solução ideal para a alopecia e a calvície em geral.

Riscos do implante de cabelo em Brasília

  1. Embora muitas outras cirurgias estéticas envolvam riscos maiores do que um implante capilar, as poucas complicações que podem ocorrer neste tipo de operação não devem ser ignoradas, ainda que a gravidade das mesmas não seja motivo de preocupação. Entre os riscos possíveis estão:

    • Má cicatrização: A cicatrização é um processo importante para curar a incisão feita quando a área doadora é removida. Em alguns casos, pode ficar mais inflamada do que deveria e, embora não seja um corte grande, pode ser mais visível do que o paciente deseja. Como é mais comum nos pacientes que fumam, é um razão pela qual devem deixar de fumar antes da operação se não quiserem lidar com uma situação como esta.
    • Infecções: Se a pessoa não mantiver uma higiene adequada, é possível que a zona da incisão infeccione, tornando o processo pós-operatório mais delicado. Qualquer cirurgia em que seja necessário efetuar cortes tem uma probabilidade de que isso ocorra.
    • Perda de sensibilidade: Como numa operação de transplante capilar há possibilidade de se atingirem os nervos abaixo do couro cabeludo, pode ser que a área cicatrizada tenha uma perda de sensibilidade. Muitas vezes essa perda é temporária se recuperando após algumas semanas, todavia em alguns casos ela pode tornar-se permanente, contudo, a probabilidade de que isso ocorra é muito baixa.
    • Edemas faciais: Uma vez que uma cirurgia como essa envolve hemorragia, o cirurgião pode injetar o chamado o soro fisiológico para reduzir o sangramento. Este soro pode produzir inchaço no rosto, que também é temporário e se representa apenas em uma pequena parte dos casos.

Pontos importantes sobre o transplante capilar em Brasília

  • Em alguns casos de alopecia, a calvície pode ser total, sendo assim não existirá área doadora. Se for esse o caso, é possível utilizar como zona doadora outra parte do corpo com folículos pilosos ativos, incluindo a zona púbica.
  • O tipo de cabelo tem uma grande influência durante e após a operação. Na técnica DHI, o cabelo encaracolado pode ser mais difícil de inserir e desenhar do que o cabelo liso. No entanto, os cabelos encaracolados, especialmente se forem mais escuros e espessos, apresentam maior densidade e um resultado melhor do que os tipos mais finos.
  • Não há possibilidade de queda de fios após um implante de cabelo em Brasília. Isto porque os folículos pilosos são substituídos e os enxertados crescerão de forma permanente e serão mais resistentes aos hormônios que promovem a sua queda.
  •  
Calcule a quantidade de folículos