CapilClinic

Transplante Capilar em Belo Horizonte

Con CapilClinic

R$ 22.000

1) Nombre maximal de follicules 
2) Líderes em transplante capilar no Brasil.
3) Somente médicos brasileiros.

O que é o transplante capilar em Belo Horizonte

O implante capilar em Belo Horizonte é a solução para os problemas da calvície através da cirurgia estética. É realizado extraindo do couro cabeludo da área doadora (onde o cabelo cresce normalmente) e transportando para a área necessitada (aquela onde ocorre a calvície). Este problema capilar é conhecido como alopecia, sendo muito comum tanto em homens como em mulheres, uma vez que pode resultar de uma variedade de causas e possuir variados tipos.

Há muitos fatores que devem ser tidos em conta ao realizar um transplante capilar em Belo Horizonte, tais como a idade do paciente, o estado do seu cabelo, bem como a densidade tanto da área doadora como da de destino e outros pontos importantes. Em primeiro lugar, é necessário saber quais são as razões que causam a calvície em ambos os sexos:

  1. Idade: Ao contrário dos jovens, aqueles que atingem uma certa idade podem apresentar sinais visíveis de envelhecimento no cabelo, como os fios grisalhos. No entanto, os cabelos brancos não são o único sinal de envelhecimento, pois além de perderem a cor devido à diminuição da melanina, as fibras proteicas que compõem o cabelo também são reduzidas, o que afeta a sua força e a sua capacidade de se manterem grossos e saudáveis.
  2. Stress: O stress é outro fator importante na calvície, pois gera vários tipos de alopecia, especialmente nos jovens.
  3. Má alimentação: Tal como a idade interrompe a produção de proteínas na quantidade necessária para o cabelo, uma dieta que não contém vitaminas e proteínas também contribui para um cabelo fraco e suscetível a queda.
  4. Perda de peso: A perda de peso, especialmente se ocorrer num curto espaço de tempo, é também uma causa ou um fator potencializador da perda de cabelo, pois os exercícios que requerem muita força física, como os cardiovasculares e os musculares, consomem rapidamente as proteínas da pele, além de promoverem a transpiração, onde o couro cabeludo oleoso também acelera essa perda. Além disso, é frequentemente combinada com uma dieta pobre, fazendo com os nutrientes perdidos não sejam recuperados.
  5. Descuido no tratamento capilar: Isto pode ocorrer se uma pessoa maltratar o cabelo durante longos períodos de tempo, com atividades como amarrar o cabelo com muita força, causando a chamada alopecia por tração. Acontece também após o uso de tinturas, que enfraquecem as fibras capilares.
  6. Doenças: Além da alopecia, como doença individual, ela também pode ser um sintoma ou consequência de outros problemas. As pessoas com diabetes podem sofrer de calvície devido a níveis elevados de glicose, interrompendo o fluxo adequado do sangue. Também se vê em pessoas que sofrem de lúpus, uma condição em que o cabelo se torna mais fino e perdem fios. Além disso, os medicamentos e tratamentos para estas doenças podem causar alopecia, entre eles podemos citar: antidepressivos, contraceptivos, betabloqueadores, anti-inflamatórios, etc. Tratamentos como a quimioterapia, conhecida por causar perda total de cabelo, e radioterapia da cabeça, onde a quantidade de cabelo perdido depende da intensidade da radiação administrada.

Nas mulheres, a alopecia pode surgir por um par de fatores:

  1. Gravidez: Embora durante a gravidez sejam gerados hormônios que promovem o crescimento do cabelo, uma vez na fase pós-parto, esses hormônios diminuem significativamente, enfraquecendo assim o couro cabeludo. A alopecia após a gravidez é muito comum e ocorre com um grande número de mulheres que dão à luz.
  2. Menopausa: Durante esta fase, o ciclo de vida do cabelo torna-se mais curto, além de organismo liberar maior quantidade de hormônios masculinos, conhecidos como hormônios androgenéticos, os quais influenciam muito a queda do cabelo.

Nos homens, a calvície ocorre muito mais do que nas mulheres, sendo gerada principalmente pela predisposição genética que se pode ter. Se um homem tem familiares diretos com calvície, é mais provável que ele sofra a mesma coisa quando atingir uma certa idade. Além disso, os afetados por esta alopecia apresentam quantidades elevadas de hormônios androgenéticos, que aceleram ou aumentam o processo.

Qualquer das razões citadas podem causar alopecia, pelo que o passo seguinte é determinar o tipo específico de calvície de que sofre. Entre os tipos de calvície, encontramos:

  1. Alopecia androgenética: É conhecida como o tipo de alopecia mais comum e com muito mais casos apresentados do que os outros tipos. Sendo que 90% destes casos ocorrem em homens com menos de 21 anos e 50% naqueles com mais de 40 anos.  Esse tipo de calvície é caracterizado por uma perda geral de densidade, afetando a espessura do cabelo. No entanto, apresentam quedas, especialmente na área das entradas e da coroa, por isso é chamada de alopecia forma “M” ou “ferradura” nos homens. Nas mulheres, uma diminuição da densidade é mais comum. Esse tipo de alopecia é causado por uma elevada presença de hormônios masculinos, o que geralmente acontece devido a predisposição genética, dando-lhe também o nome de alopecia hereditária.
  2. Alopecia areata: Ao contrário da alopecia androgenética, esta não aparece por herança, portanto é provável que nenhum parente direto possa ser identificado com esta condição. Aqueles com esta calvície tem o couro cabeludo inflamado e falhas delimitadas que aumentam gradualmente. Aparece normalmente nos jovens, por volta dos vinte anos.
  3. Alopecia difusa: Também conhecida como eflúvio telógeno, caracteriza-se por cabelos finos e quebradiços que diminuem de densidade sem qualquer padrão ou falha específica. O cabelo perde força e quando cai não volta a crescer, sendo impossível gerar novos cabelos para substituir os anteriores. É observada em pacientes submetidos a quimioterapia e tratamentos similares, bem como aqueles com uma má alimentação.
  4. Alopecia cicatrizante: Esta alopecia apresenta mais consequências negativas, sendo a mais permanente de todos os tipos. É causada por doenças anteriores, o couro cabeludo e os seus folículos capilares ficam tão danificados pela inflamação, descamação e vermelhidão que são substituídos por tecido cicatricial, tornando impossível a sua regeneração e que o cabelo volte a crescer normalmente.
  5. A alopecia fibrótica: A evolução da alopecia fibrótica é uma das mais lentas, pelo que os anos podem passar sem que ela mostre sinais visíveis. O cabelo torna-se fraco nas áreas frontais e laterais do couro cabeludo. É mais vista nas mulheres durante a menopausa.

Outros tipos de calvície que merecem ser nomeados são a tricotilomania, uma perturbação nervosa em que a pessoa remove tufos de cabelo do peito; a alopecia traumática, causada pelo uso de penteados muito apertados; a calvície fúngica, que causa infecção; e a foliculite, em que os folículos capilares ficam tão inflamados que são destruídos e o cabelo não volta a crescer de novo.

Algumas das alopecias mencionadas podem ser curadas com tratamentos se detectadas a tempo, ou mesmo prevenidas desde suas causas, dadas anteriormente. Porém, muitas vezes a única solução reside no implante capilar em Belo Horizonte, uma solução que garante uma melhoria mesmo nos casos mais drásticos. Uma pessoa que decida submeter-se a esta microcirurgia irá ao cirurgião com o diagnóstico correto, para que este possa iniciar o procedimento.

Cuáles son las técnicas utilizadas

La cirugía de injerto capilar puede durar de entre 6 a 10 horas dependiendo del grado de alopecia, así como el tipo de operación que se vaya a realizar, por lo que se puede considerar como una intervención relativamente extensiva. Para los tipos de alopecia aplicables para este tratamiento, existen dos técnicas posibles para el trasplante capilar en Cali:

  1. Técnica FUT: Es posiblemente l más realizada de las dos ya que funciona para muchos de los casos de alopecia vistos, y el resultado es natural y satisfactorio para la mayoría de estos. Lleva el nombre de “técnica de la tira” pues la zona donante se utiliza para extraer una tira que contenga los folículos capilares sanos que estimulen el crecimiento en la zona afectada. El primer paso es crear una incisión en el área, extraer una tira de 1 centímetro de ancho y alrededor de 20 centímetros de largo, retirarla y suturar la herida. Otro beneficio del trasplante capilar es que la cicatriz que genera es prácticamente invisible. Una vez suturada la incisión, la tira se separa en unidades foliculares, o sea, se reparten cada dos o tres cabellos en partes más pequeñas, y se van insertando en las partes calvas del cuero cabelludo, de manera estratégica que se adapte a las necesidades del paciente en cuanto a dirección y cantidad.
  2. Técnica FUE: Esta técnica utiliza micropunch para realizar incisiones de menor tamaño a diferencia de la técnica anterior. FUE se define como Follicular Unit Extraction o Extracción de Unidades Foliculares, ya que estas se remueven individualmente desde el primer momento, en vez de separarse luego. Primeramente, se rasura la cabeza del paciente, algo que no se ve en la técnica FUT, y se procede a realizar la serie de incisiones de alrededor de 0,8 milímetros, para insertarlas asimismo en las zonas de calvicie.

Al terminar una operación de injerto capilar, se colocarán vendajes en el área intervenida y debido a que es un procedimiento ambulatorio, el paciente podrá volver a su casa el mismo día.

Quais são as técnicas utilizadas num transplante capilar em Belo Horizonte

A cirurgia de implante de cabelo pode durar de 6 a 10 horas, dependendo do grau de alopecia, bem como do tipo de operação a ser realizada, pelo que pode ser considerada como uma intervenção relativamente extensa. Para os tipos de alopecia aplicáveis a este tratamento, existem duas técnicas possíveis para o implante capilar em Belo Horizonte:

  1. Técnica FUT: Esta é possivelmente a mais executada das duas, pois funciona para muitos dos casos de alopecia vistos, o resultado é natural e satisfatório para a maioria deles. É chamada “técnica da tira” porquê da área doadora se extrai uma tira contendo folículos capilares saudáveis que estimulam o crescimento na área afetada. O primeiro passo é criar uma incisão na zona, retirar uma tira de 1 cm de largura e cerca de 20 cm de comprimento, retirá-la e suturar a ferida. Outro benefício do transplante capilar é que a cicatriz que ele cria é praticamente invisível.  Uma vez suturada a incisão, a tira é separada em unidades foliculares, ou seja, cada dois ou três cabelos são distribuídos em partes mais pequenas, e são inseridos nas partes calvas do couro cabeludo, de forma estratégica para que se adapte às necessidades do paciente em termos de direção e quantidade.
  2. Técnica FUE: Esta técnica utiliza micropunch para fazer incisões mais pequenas ao contrário da técnica anterior. A FUE é definida como Follicular Unit Extraction ou Extração de Unidade Folicular, uma vez que estas são retiradas individualmente desde o primeiro momento, em vez de serem separadas mais tarde. Primeiro é raspada a cabeça do paciente, algo que não é visto na técnica FUT, e são feitas as séries de incisões de cerca de 0,8 milímetros, para as inserir também nas zonas calvas.
  3. Técnica DHI: Finalmente, existe a técnica Direct Hair Implantation ou Implantação Direta do Cabelo, onde também os folículos são estraídos um a um, através do uso de uma ferramenta conhecida como Implanter, com a qual são feitas estas pequenas incisões. Esta técnica é considerada mais avançada porque se tem mais controle em termos de direção, ângulo e profundidade dos enxertos a serem inseridos na área receptora. Além disso, as unidades foliculares ficam menos tempo fora do couro cabeludo, o que ajuda estes a manterem com mais força do que aqueles que passam mais tempo fora. Também não é necessário raspar a área antes de os remover e implantar.

Cada técnica tem os seus vantagens e desvantagens na hora de ser escolhida, por isso mesmo o cirurgião é quem apresentará ao paciente a melhor opção para que este possa obter o melhor resultado em função das suas necessidades específicas.

Quando uma operação de transplante de cabelo estiver concluída, serão colocados curativos na área operada, e como se trata de um procedimento ambulatorial, o paciente poderá ir para sua casa no mesmo dia.

Quem pode fazer um implante capilar em Belo Horizonte

Para solicitar um implante de cabelo, o paciente deve ter um certo grau de alopecia e apresentar sinais visíveis disso, como baixa densidade ou falhas ao redor do couro cabeludo. No entanto, existe um perfil ideal de paciente para se obter resultados excelentes através de uma cirurgia de transplante capilar em Belo Horizonte, resolvendo permanentemente os problemas de calvície. Estes requisitos são:

  • Idade: embora seja possível que pessoas mais jovens ou mais velhas possam se submeter a um implante capilar, a faixa etária preferencial para esse tipo de operação fica entre 30 e 45 anos. Uma vez que, se a cirurgia for realizada mais cedo, a área calva pode não estar completamente definida e o paciente pode continuar a sofrer queda de cabelo ainda. Já em pessoas com mais de 45 anos, a cirurgia pode não ser suficiente, não permitindo uma recuperação completa da densidade.
  • Área doadora abundante: Para que a área receptora receba uma quantidade razoável de folículos capilares, a área doadora deve ser suficiente para proporcionar os enxertos e voltar a crescer após a operação. Sem esta doação, a pessoa não tem como dispor dos fios necessários para as partes calvas do couro cabeludo, o que contribui para um resultado bem sucedido.
  • Boa saúde: Não é apenas um requisito neste tipo de cirurgia, mas em qualquer tipo de intervenção cirúrgica, uma vez que podem ocorrer complicações e reações adversas durante a operação. É por isso que é melhor encarar como um paciente ideal aqueles que não são suscetíveis de comprometer o procedimento, tendo reações adversas à anestesia administrada ou sendo vulneráveis a cicatrização ou infecções.
  • Sem doenças: Os tipos de alopecia que não podem ser tratados num transplante capilar são aqueles cujas causas são externas à saúde física do paciente. Mesmo que tal calvície seja tratada por este procedimento, continuará perdendo cabelo após o transplante, se o problema principal, como o stress ou perturbações como a trichotilomania, não forem tratados. Recomenda-se que a pessoa busque controlar esses inconvenientes e observe se há melhorias na alopecia antes de considerar um transplante capilar em Belo Horizonte.

Antes de um transplante capilar em Belo Horizonte

Uma vez determinado que o paciente pode continuar com o procedimento, inicia-se a fase pré-operatória, onde os preparativos que conduzem à cirurgia são tão importantes quanto a própria e o pós-operatório. Isso porque essa fazer determinará a condição de saúde da pessoa no momento do implante de cabelo em Belo Horizonte, e sua capacidade de lidar com a intervenção. O processo pré-operatório começa com uma série de testes de avaliação capilar, entre os quais se destacam:

  1. Tricoscopia: Uma parte essencial do diagnóstico da alopecia, envolve a análise do cabelo sob um dispositivo que permite obter as informações necessárias sobre o estado do couro cabeludo. Não é necessária qualquer preparação prévia, sendo feita “a seco”, colocando o dispositivo diretamente sobre o cabelo, ou utilizando um gel ou líquido especial para ajudar na análise.
  2. Tricograma: Representa outra forma de analisar o cabelo de um possível paciente. Desta vez, será necessário recolher uma amostra, ao contrário da tricoscopia, em que não é removido nenhum fio de cabelo. Esta amostra é colocada pelo especialista sob um microscópio, onde se observa a sua forma e integridade. Por vezes é apenas necessário cortar o cabelo, enquanto em outros casos a raiz também deve ser observada, para isso os fios precisam ser cuidadosamente removidos.

Além destes testes, o cirurgião pode também solicitar uma análise do sangue para monitorizar os níveis de glicose, sódio, potássio, fazer testes de hepatite, SIDA e do sangramento que pode ocorrer durante a cirurgia. O histórico médico do paciente também é avaliado, uma vez que os seus antecedentes familiares é um fator importante na alopecia.

É necessário que o paciente ajuste os seus hábitos diários antes de um implante capilar em Belo Horizonte, como deixar de fumar uma semana antes, se a pessoa for um fumante, não consumir álcool ou bebidas com cafeína ou nicotina. Também consultar o seu médico para ver se pode continuar a tomar medicamentos ou deve interromper durante esse período. O paciente deve evitar aplicar produtos no cabelo, como gel ou spray, bem como soluções tópicas, como o Minoxidil, uma vez que tais produtos podem causar hemorragias excessivas.

Recomenda-se que o paciente não faça exercícios exaustivos, como o cardio, mas que comece a massagear a área onde serão enxertados os fios, com movimentos horizontais e verticais, para estimular a mesma e garantir que o couro cabeludo esteja em boas condições e sem alterações, uma vez que isso poderia causar a suspensão da cirurgia.

No dia da operação, o paciente deve estar em jejum, sem consumir qualquer tipo de bebida ou comida, e a sua última refeição deve ter sido leve, fácil de digerir, para que a operação seja muito mais segura para o mesmo.

Depois de um implante capilar em Belo Horizonte

Como é conhecido, o implante de cabelo é uma operação ambulatorial onde o paciente não será hospitalizado e poderá voltar para casa no mesmo dia da cirurgia. Assim, começa o processo pós-operatório, que é uma parte importante que irá determinar o resultado do transplante capilar em Belo Horizonte. É importante que a pessoa siga as recomendações para cuidar da sua saúde e do estado da área tratada. Assim, a evolução do pós-operatório seria a seguinte:

  • Primeiros dias: O couro cabeludo ou a área tratada vai parecer inchada e pode haver algum desconforto. O paciente deve evitar tocar nessa área ou esfregá-la com qualquer objeto, e deve manter a cabeça elevada, especialmente quando dorme, para que a anestesia possa ter efeito durante a primeira noite. No segundo ou terceiro dia terá de voltar para um check-up, onde as bandagens colocadas após a operação serão retiradas, e poderá lavar o cabelo pela primeira vez.
  • Primeiras semanas: Pode ser que apareçam algumas crostas na zona devido às incisões, que durarão algumas semanas até cair naturalmente, pelo que não há grande preocupação, pode também haver alguma comichão no couro cabeludo. A partir das primeiras semanas, o paciente poderá voltar às suas atividades habituais, como o trabalho e voltar a sua rotina diária.
  • Primeiros meses: Nesta altura, os cabelos começarão a crescer naturalmente, aumentando pouco a pouco a densidade dos fios. No entanto, é apenas no quarto mês que os cabelos começam a crescer mais fortes e resistentes, como os fios de outras áreas do couro cabeludo.

Com o passar deste tempo, o paciente poderá recuperar a autorização para cortar o cabelo, consumir álcool e tomar os medicamentos interrompidos. Assim, resta apenas aguardar os resultados do implante capilar em Belo Horizonte.

Quando aparecem os resultados do transplante capilar em Belo Horizonte

Como visto no período pós-operatório, os resultados de um implante capilar não são imediatos, nem rápidos de obter. O cabelo deve passar primeiro pelas fases de crescimento e queda até atingir a densidade e espessura desejadas, ficando forte e não suscetível a quedas. Desta forma, o paciente deve esperar pelo menos um ano para que os resultados definitivos apareçam.

Apesar da espera, o transplante capilar em Belo Horizonte é uma operação que proporciona resultados eficazes e naturais no couro cabeludo ou em qualquer uma das áreas a tratar. É por isso que funciona como uma solução ideal para a alopecia e a calvície em geral.

Riscos de Implante de Cabelo em Belo Horizonte

    1. Embora muitas outras cirurgias estéticas envolvam riscos maiores do que um transplante capilar, não se deve ignorar as poucas complicações que podem ocorrer neste tipo de operação, ainda que a gravidade das mesmas não seja motivo de preocupação. Entre os riscos possíveis temos:

      • Má cicatrização: A cicatrização é um processo importante para curar a incisão feita quando a área doadora for removida. Em alguns casos, pode ficar mais inflamado do que deveria e, embora não seja um corte grande, pode ser mais visível do que o paciente deseja. Como é mais comum nos pacientes que fumam é mais uma razão para que deixem de fumar antes da operação, caso não queiram lidar com uma situação como esta.
      • Infecções: Se a pessoa não manter uma higiene adequada, é possível que a zona da incisão fique infectada, tornando o processo pós-operatório mais delicado. Qualquer cirurgia em que seja necessário efetuar cortes precisos tem uma probabilidade de que isso ocorra.
      • Perda de sensibilidade: Como numa operação de implante capilar há nervos abaixo do couro cabeludo, pode acontecer que nessa área cicatrizada se possa registrar uma perda de sensibilidade. Mas essa perda, muitas vezes, é temporária, se recuperando após algumas semanas, todavia em alguns casos pode chegar a ser permanente, embora a probabilidade disso seja baixa.
      • Edemas faciais: Uma vez que esta cirurgia envolve sangramento, o cirurgião pode injetar o conhecido soro fisiológico para que o sangramento seja reduzido. Este soro pode produzir inchaço no rosto, que também é temporário, e representa apenas uma pequena parte dos casos.

Pontos importantes sobre o implante capilar em Belo Horizonte

  • Em alguns casos de alopecia, a calvície pode ser total, por isso não haverá área doadora. Se for esse o caso, é possível utilizar folículos pilosos ativos de outra parte do corpo, incluindo a zona púbica.
  • O tipo de cabelo tem uma grande influência durante e após a operação. Na técnica DHI, o cabelo encaracolado pode ser mais difícil de ser desenhado e inserido nas incisões que o cabelo liso. No entanto, o cabelo encaracolado, especialmente se for mais escuro e espesso, apresenta maior densidade e um resultado melhor do que outros tipos de cabelo.
  • Não há possibilidade de o cabelo voltar a cair após um transplante capilar em Belo Horizonte. Isto porque os folículos capilares são substituídos e os colocados são os que crescerão permanentemente, pois são mais resistentes aos hormônios que promovem a queda.
Calcule a quantidade de folículos